Após procedimentos cirúrgicos, devido ao estímulo doloroso e derrame articular está bem documentado que a musculatura humana se torna inibida. Portanto, esforços para prevenir os efeitos deletérios de dor, derrame e inibição muscular são frequentemente recomendados no início do processo de reabilitação para restaurar a força muscular e devolver o paciente à funcionalidade atividades e maximizar resultados. E pacientes que realizam o tratamento não cirúrgico, como disfunção do manguito rotador no ombro, artrose e tendinite do joelho, também podem se beneficiar da EENM.
A eletroestimulação neuromuscular (EENM) é uma técnica terapêutica que utiliza correntes elétricas para estimular nervos periféricos e induzir contrações musculares, é utilizada concomitantemente com os exercícios físicos que são propostos de acordo com as necessidades do paciente.
Numerosos estudos demonstraram que a EENM aumenta a força produção (torque), recrutamento muscular e, finalmente, resulta em uma recuperação mais rápida da função.
Em resumo, a EENM eletroestimulação neuromuscular oferece os benefícios de prevenir atrofia muscular, auxilio no fortalecimento muscular em condições cirúrgicas e não cirúrgicas, controle da dor, melhora da circulação sanguínea, redução de edema, aprimoramento do desempenho atlético.
Referencias bibliográficas:
The Effect of Neuromuscular Electrical Stimulation of the Infraspinatus on Shoulder External Rotation Force Production After Rotator Cuff Repair Surgery
Article in The American Journal of Sports Medicine · September 2008
DOI: 10.1177/0363546508322479 · Source: PubMed